Sábado, 17 de Maio de 2008

DR1 Ambiente e Sustentabilidade

 

COMO TIRAR APONTAMENTOS?
 
- Para tirar bons apontamentos é fundamental, recolher a informação mais importante que se pode traduzir na resposta às seguintes perguntas:
 
- Quem?
- O quê?
- Onde?
- Quando?
- Porquê?
- Como?
 
 
 
Não importa a forma como aponta o que é dito, nem mesmo se aponta exactamente o que ouve. O objectivo é apontar a ideia principal do locutor.
 
 
 
 
 
O TEXTO ARGUMENTATIVO
Argumentação, arte de persuadir
Desde que o homem começou a conviver, usou a palavra como meio de dar a conhecer aos outros as suas mundividências e como forma de convencer o(s} outro(s}.
Conhecem-se autores antigos que criaram escolas de argumentação: Sócrates, filósofo grego (470- 400 a . C), Aristóteles, filósofo grego (384- 322 a . C), Cícero, o mais eloquente dos oradores romanos (106- 43 a . C), entre outros. Aristóteles definiu a argumentação como a "arte de falar de modo a convencer".
Toda a arte tem as suas normas e a argumentação não foge à regra. As suas etapas são: encontrar o problema, procurar os argumentos e os contra-argumentos, dispô-los adequadamente, usar as figuras de estilo que mais agradam, formular juízos de valor, etc.
As qualidades principais do discurso argumentativo são o rigor, a clareza, a objectividade, a coerência, a sequencialização e a riqueza lexical.
 
 
 
 
 
Sugestões práticas
1. Preparação da argumentação:
_ procura de argumentos (selecção, número, precisão);
_ disposição dos argumentos (plano, encadeamento);
_ encontrar respostas para as seguintes perguntas:
 
1.1. Que quero eu provar?
1.2. Estes argumentos são realmente válidos?
1.3. De que factos disponho? serão sólidos? quais vou utilizar? quais devo manter em reserva?
1.4. Haverá pontos fracos na minha argumentação?
1.5. Em que ponto posso ou devo ceder?
 
2. Etapas do texto argumentativo:
2.1. Encontrar o problema;
2.2. Analisar os dados;
2.3. Dispor adequadamente os argumentos e contra-argumentos;
2.4. Reformular;
2.5. Enunciar soluções e propostas;
2.6. Formular juízos de valor (concordância ou discordância final);
 
3. Qualidades do texto argumentativo:
_ Rigor, clareza, objectividade, coerência, sequencialização, riqueza lexical.
 
4. Estrutura do texto argumentativo:
_ Introdução: um parágrafo único; afirmação polémica;
_ Desenvolvimento: dois ou mais parágrafos; argumentos e contra-argumentos, exemplos (cada parágrafo        do desenvolvimento deve decompor-se em três elementos: ponto de partida, argumento e    exemplo; os parágrafos devem ser encadeados uns nos outros pelos conectores lógicos);
_ Conclusão: um parágrafo único; retoma da afirmação inicial confirmada ou contrariada.
 
 5. Conectores lógicos:
 
_ Copulativas: e; nem; também; não só... mas também; tanto... como
_ Adversativas (oposição): mas; porém; todavia; contudo; apesar disso; ainda assim; não obstante;
   no entanto
_ Conclusivas (efeito): logo; pois; portanto; por conseguinte; por consequência; por isso
_ Explicativas: pois
_ Causais: porque; como; visto que; pois que; já que
_ Comparativas: como; conforme; segundo; assim como... assim também; mais... do que; menos...
   do que; ao passo que
_ Temporais: quando; enquanto; apenas; mal; logo que; antes que; depois que; assim que; à medida que
_ Concessivas (hipótese): embora; conquanto; ainda que; mesmo que; se bem que; apesar de que
_ Consecutivas (consequência): tal que; de tal modo que; tanto que; de maneira que
_ Finais: para que; a fim de que
 
 
 
COMO ELABORAR UM TRABALHO DE REFLEXÃO E DE PESQUISA?
 
 
A NÍVEL DE CONTEÚDO
 
1. Escolher o Tema;
2. Procurar a informação;
3. Seleccionar o que é importante nos documentos encontrados;
4. Definir os diferentes parágrafos em forma de tópicos;
5. Desenvolver os tópicos;
6. Concluir com uma reflexão pessoal.
 
A NÍVEL ESTRUTURAL
 
1. Capa
2. Folha de rosto
3. Sumário
4. Introdução
5. Desenvolvimento
6. Conclusão
7. Bibliografia / Webliografia
8. Anexos
 

Folha de Rosto
Escola
TÍTULO DO TRABALHO
Nome do Aluno:
Local
Ano

 

Sumário
 
Introdução                                                              
1. O Sistema Solar                                                 
1.1. O nascimento do Sistema Solar                      
1.2. O Sol                                                               
2. Os planetas                                                        
2.1. Terra                                                                
2.2. Mercúrio                                                          
2.3. Vénus                                                              
Conclusão                                                              
Anexos                                                                   
Bibliografia                                                              

 

Conclusão
 
Na conclusão pode resumir as ideias mais importantes do seu trabalho; expor as dúvidas que continuam a existir; registar as suas opiniões sobre o trabalho e o modo como o realizou, as dificuldades sentidas...
 

 
 
 
 
Acordo Ortográfico
 
Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-leste terão a ortografia unificada. O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol.
O facto de ter duas ortografias dificulta a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. A sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada.
Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
O que muda na ortografia em 2008:
- As paroxítonas ( sílaba tónica: penúltima / palavra aguda) terminadas em "o" duplo, por exemplo, perderão o acento circunflexo.
Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo".
- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correcta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem".
- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito-perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos".
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k","w" e "y".

- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição).
- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos  "oi" de palavras paroxítonas, como "heróica" e "jibóia". O certo será heroica e jiboia.
- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo.

- Em Portugal, elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser escrito como no Brasil: "úmido".
- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tónicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.
 
 
REFLEXÃO
 
 
Tem consciência das repercussões positivas e negativas dos seus actos quotidianos sobre o ambiente? Preocupa-se com ambiente? De que modo e por que razão? Aprendeu algo de novo acerca deste tema durante as sessões? Que conselhos daria aos demais para cuidar do planeta?
Responda a estas e outras questões relacionadas com o tema e com a sua experiência, utilizando as técnicas do texto argumentativo.
 
Exemplo:
Este é um texto argumentativo da Sandrina, do 11º A.
 
“Reciclagem”
O processo da reciclagem é um bem essencial à vida humana, pois através dele evitamos uma série de doenças e poupamos recursos para viver. A maioria das pessoas já efectua esta prática, mas não o suficiente para se afirmar que é uma actividade lucrativa.
Será que as pessoas desejam viver junto de aterros sanitários, que só produzem dióxido de carbono e químicos prejudiciais a nossa saúde? Preferem que daqui a uns anos os seus filhos não tenham material para embalar um simples pacote de bolachas? Querem que os vossos netos nasçam com doenças respiratórias raras, devido aos químicos? É isto que querem para o vosso futuro?
É obvio que as pessoas, após confrontadas com estas problemáticas cara a cara, pensam melhor antes de deitarem lixo que possa ser reciclado para o lixo doméstico. A reciclagem é importante para se poder aproveitar a matéria desse produto para poder utilizá-la com os mesmos fins ou com outros. Em média cada ser humano produz um quilo de lixo por dia, o que multiplicado pela população mundial são números aterradores. Para se ter uma ideia uma garrafa de vidro demora um milhão de anos a decompor-se, e uma lata de Coca-Cola cem anos, não acham que estes números podem ser evitados 
A não reciclagem dos devidos materiais provoca uma poluição ambiental gigantesca e dentro dessa poluição estão englobadas uma série de coisas como a contaminação dos solos; libertação de gases que podem provocar o efeito de estufa e, por conseguinte, o aumento da temperatura e as chuvas ácidas, entre outros; as lixeiras a céu aberto, que além de exalarem mau odor ainda poluem as águas e libertam gases; a contaminação das águas subterrâneas, quando, por exemplo, se deita lixo pela janela do carro, que demora centenas de anos a decompor-se e que depois se infiltra nos lençóis de água; a escassez de recursos daqui a uns anos, etc.
Pensem agora se é assim que querem viver o resto das vossas vidas, sujeitos a doenças pulmonares graves, podendo ser mesmo desconhecidas. Com uma lixeira perto de vossa casa e o cheiro a entrar lá: será assim que querem viver? Por mais que nos custe e que seja complicado fazer a reciclagem, esta não demora cinco minutos do nosso tempo, e pode salvar muitas vidas e ter menos efeitos negativos na terra.
Por favor, façam a reciclagem para um mundo melhor, onde permaneça a paz e a alegria.
Labels: texto argumentativo
posted by filosofuas @ 10:40 AM 
 
 

 

Publicado por efarcosclc às 13:03

Link do post | Adicionar aos favoritos
|

- CLC

- Pesquisar neste blog

 

- Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

- Posts Recentes

- REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZ...

- DR1 Saúde

- DR4 Ambiente e Sustentabi...

- VISITA DE ESTUDO À RESULI...

- DR3 Ambiente e Sustentabi...

- DR2 Ambiente e Sustentabi...

- DR1 Ambiente e Sustentabi...

- Arquivos

- Julho 2008

- Junho 2008

- Maio 2008

blogs SAPO

- subscrever feeds